lconsUma visita guiada á Fundação Museu de Arte Sacra da Madeira á sua nova coleção de Ícones.
O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) abriu ao público, no dia 6 de janeiro, um novo núcleo expositivo situado na Torre do edifício do Museu, fruto da doação à Diocese do Funchal de uma coleção particular composta por cerca de 100 pinturas (ícones), constituída pelo bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria, ao longo da sua vida.
Trata-se aqui de uma coleção com um contexto histórico, iconográfico, artístico e religioso francamente diversos da restante coleção do MASF, e que merece a pena descobrir.
Na exposição, colocam-se em evidência alguns dos aspetos histórico-artísticos dos ícones que, enquanto imagens sagradas, são símbolos da revelação do invisível, revestidas de profunda espiritualidade, sentido poético e litúrgico, que apelam à experiência da contemplação.
A exposição apresenta neste momento cerca de 50 obras, organizadas em dois principais núcleos.
O primeiro, intitulado Como se faz um ícone? procura mostrar como a ordem de construção de um ícone é simultaneamente um exercício técnico e espiritual, enraizado numa repetição tradicional e milenar de regras e em processos de composição codificados, que assume o ato de pintar uma imagem sagrada, em si, como uma prática religiosa.
O segundo núcleo, subdivide-se em três grupos compreendendo a Iconografia associada à Virgem Maria; a Cristo e aos Santos e Menológios, respetivamente.
Todo o conjunto de obras expostas é datável entre o século XVIII e XX e segue a tradição figurativa e temática dos ícones Orientais que, a partir de Bizâncio, se difundiu para outras latitudes – Grécia, Creta, Oriente próximo, norte de África, Egipto e mundo eslavo – chegando à Rússia no século X onde, com o empenho inicial do Rei Vladimir, se fixou até aos dias de hoje.
A exposição teve curadoria de Martinho Mendes (CEHA-AV) e contou com a colaboração científica da investigadora e iconógrafa Irina Curto
O acervo encontra-se integrado na exposição permanente do MASF
A Dr. ª Graça Alves,foi a nossa guia.

texto descritivo da exposição

cristo1 cristo2 jesus e sjoao batista dormição da virgem transfiguração santos
cruz e virgem virgem1 virgem2 virgem3 virgem4 virgem5