imagem do prospeto quadrada

No dia 10 de fevereiro, sábado, pelas 10:30 tivemos uma visita guiada ao Mudas-Museu de Arte Contemporânea da Madeira onde se que expõe uma coleção de arte, que no dizer dos seus donos foi feita para estar em casa.

De 1957 a 1974, um casal comprou pintura, desenho, gravura e serigrafia aos artistas do seu tempo, seus amigos: Júlio Pomar, Vespeira, Fernando Lemos. foi a  exposição desse acervo que visitámos.
A coleção pertencia a Francisco Garcia e a sua mulher Maria Eugénia Garcia, pais de um dos nossos sócios: João Pedro Prazeres da Silva Garcia.

Juntos foram comprando pintura, desenho, serigrafia e gravura para o apartamento que partilhavam com os três filhos na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa entre 1957 e 1974. Estão na coleção obras de José Augusto França, António Pedro, Fernando Lemos, Marcelino Vespeiro e Fernando Azevedo.

Nesta exposição a coleção entra em diálogo com o acervo do Mudas. “Entre Coleções”, Maria Eugénia e Francisco Garcia e o Museu de Arte Contemporânea da Madeira mostram os 56 originais do conjunto reunido por este casal e 27 dos seus 70 múltiplos (gravuras, serigrafias e litografias) juntamente com obras de artistas que, nalguns casos, estão também representados no espólio à guarda do próprio Mudas ou que, com muita facilidade, com ele estabelecer relações, quer por afinidade estética, quer por proximidade cronológica.
A Dr. ª Márcia de Sousa, curadora da exposição, o Dr.Dioclécio dos Seviços Educativos do Museu, juntamente como Dr. João Garcia foram os nossos guias nesta visita

descrição da curadoura, Dr. ª Márcia de Sousa               video da visita